sábado, 6 de maio de 2017

Sommelière de chás ministra curso sobre como usar a bebida na culinária

SHARE



Raquel Magalhães é referência sobre o uso do chá na gastronomia - Agência O Globo / Paulo Nicolella



Raquel Magalhães vai ensinar receitas originais que levam infusão e ervas puras


A paixão pelo chá é antiga. Desde criança, Raquel Magalhães se encantava não só pelo sabor da bebida, como pelas louças e colheres. O interesse pela gastronomia, no entanto, surgiu há cerca de seis anos quando percebeu que estava se alimentando mal e decidiu fazer seu próprio almoço (bem mais saudável) em casa. Formou-se em sommelière de chás e, em outubro do ano passado, largou a consolidada carreira de administradora no mercado corporativo para estudar como aplicar chás à culinária. Hoje, Raquel é referência no tema. Neste sábado, vai ministrar o curso “Culinária com chá”, às 9h, no Jardim do Pão, em Botafogo.


Cheesecake vegana de bluberry com lavanda - Paulo Nicolella / Agência O Globo



— Todo mundo usa orégano para fazer um peixe assado, mas o que pouca gente sabe é que a erva seca do chá verde também é um ótimo tempero. Comecei a testar receitas e percebi que dava certo com a infusão e com a erva pura — conta ela, enquanto apresenta uma cheesecake vegana, a mesma que ensinará no curso, cuja cobertura leva lavanda.

Para Raquel, o hábito de tomar chá vem crescendo no país, mas ainda está muito longe do ideal, já que o brasileiro tem a cultura do cafezinho a qualquer hora do dia. Ela explica que, diferentemente do que muitas pessoas pensam, a erva do chá pode ser reutilizada pelo menos duas vezes em um mesmo dia sem perder o sabor. Além disso, cada bebida tem uma temperatura de água ideal, de 70 a 95 graus, e ela aconselha a não adoçá-la.



— No Japão, a água do bebedouro é quente para que as pessoas possam usar a mesma erva várias vezes para tomar chá. Aqui, não temos esse hábito e muita gente acaba reclamando do valor da erva. Para tomar, o ideal é que a bebida esteja pura, sem açúcar ou adoçante, porque eles tiram o sabor original.

No curso, que tem parceria com a Teashop, Raquel vai falar uma pouco mais da história dos chás e ensinar três receitas: salada verde com pêssegos assados e queijo azul com vinagrete de chá; risoto de shiitake com chá defumado; e a cheesecake vegana com cobertura de blueberry e lavanda.

SERVIÇO


Culinária com chá: Jardim do Pão — Rua Vicente Sousa 8, Botafogo. Das 9h às 13h. R$ 220.



Fonte : Jornal O Globo
SHARE

Author: verified_user

O 1º TAKE é um espaço criado para dividir com os leitores assuntos interessantes sobre música,séries, cinema, teatro e arte em geral. Blog editado pelo louco Walther Jr. ,um espectador apaixonado por cinema,teatro,música,cerveja, vinho,pizza,pão na chapa,churrasco,lasanha,empada,pão de queijo... Ou seja,sou normal como todo mundo, não esperem nada profissional por aqui. Forte abraço e um viva a sétima arte.

0 Comments: